Como usar o tracejado do papel no Photoshop

Para quem desenha melhor no papel, assim como eu, este é um tutorial sobre como usar o seu traço do papel como um layer definitivo de tracejado no Photoshop, ao invés de precisar tracejar tudo de novo depois na tablet.
Eis um exemplo.
Clique na imagem e veja o tamanho original.

Você pode reparar que quase todo o tracejado foi feito a lápis. É um scanner do desenho original no papel, simplesmente. Eu gosto muito da junção das duas técnicas, tradicional e digital.
Aprendi essa técnica com o @fdranka

Scanner e limpeza do tracejado


Para fazer scanner você tem duas opções: usar uma máquina copiadora que faça Scanner, ou tirar uma foto com uma câmera com mais de 7 megapixels, já será suficiente para uma resolução boa.

Depois de fazer scanner ou tirar a foto, é preciso limpar a sujeira.
Eis o exemplo do meu desenho no papel que foi escaneado (a palavra em português é "escanear").

Clique na imagem e veja o tamanho original.


O primeiro scanner sempre fica escuro e cheio de sujeiras da textura do papel
**Se o seu scanner ajusta automaticamente o brilho, vá nas opções e tire, pois sempre estraga os detalhes do tracejado, é melhor você mesmo ajustar o brilho depois no Photoshop.
Para tirar a sujeira do desenho do lápis abra no Photoshop a imagem e faça o atalho para a janela de Levels "CTRL+L" (Image/Adjustments/Levels).
Agora você vai retirar os excessos perto do tracejado, que é o mais importante.
Com a janela de Levels aberta, de preferência com o zoom 100% ou mais na imagem, para poder ver bem o efeito do brilho, modifique as setinhas que estão indicadas na imagem abaixo, onde a da direita ajusta o brilho (para fazer sumir as sujeiras) e a da esquerda deixa o traço mais escuro. Ele precisa ficar um pouco escuro para que depois fique visível - se for de caneta ou lapiseira é mais fácil e não precisa mexer muito.
Deixe a imagem do scanner em preto e branco antes de fazer este processo que fica mais fácil de trabalhar. O atalho é "CTRL+SHIFT+U".


Clique na imagem e veja o tamanho original.
 
A partir daqui é só seguir os prints!
(deixei as letras grandes para não precisar aumentar a imagem para ler).











UPDATE opcional: depois de ter selecionado o inverso e pintado de preto, selecione o inverso de novo e aperte "delete", para apagar a sujeira em volta do traço.
Geralmente eu mesmo vou apagando com a borracha ao redor do desenho, pois apagar desta forma pode tirar alguns traços no meio do desenho que eu gosto de deixar, para mostrar que foi realmente feito de lápis. Mas fica à escolha, pois assim é mais rápido do que fazer como eu faço e ir apagando só onde eu quero.
UPDATE 2:  Se o traço ficar muito claro, na camada do tracejado faça CTRL+J para multiplicar a camada e depois CTR+E (merge down) na nova camada, para unir as duas, assim o traço fica mais escuro. Faça quantas vezes achar melhor.

Qualquer dúvida é só comentar!


Comentários

Postagens mais visitadas